terça-feira, 14 de outubro de 2008

SEIS SEMANAS

6ª semana

Minha Gravidez Semana a Semana

O tamanho do embrião é de 4mm. A medida é feita por ultrassonografia endovaginal, da cabeça ao bumbum, pois o bebê permanece encolhido em forma de “C” e não é possível medir por inteiro. Na última semana de gestação citaremos a medida total.

O coração, um minúsculo tubo, já começa a bater. O cérebro cresce.

Nesse período tem que tomar muito cuidado com seus hábitos e alimentação. Partes importantes estão se desenvolvendo e más formações podem acontecer. Coração, pulmões, fígado, intestino e rins estão se desenvolvendo. O tubo neural (parte que liga o cérebro com a coluna vertebral que está sendo delineada) se fecha. Características da face começam a aparecer.

Brotos dos membros superiores e inferiores estão em fase de formação.

A mãe pode notar que a cintura aumentou um pouco. É normal a futura mamãe se enjoar muito, não comer direito ou vomitar, podendo perder peso, mas algumas mulheres já começam a ganhar algumas gramas ou até quilo.

Enjôos ainda são freqüentes, azias e prisão de ventre podem aparecer como desejos por alguns alimentos e repulsas por outros.

Cuidados com o peso
Desde o início da gravidez é preciso muita atenção com a alimentação. É ela que garantirá o ótimo desenvolvimento e crescimento fetal. Mas boa alimentação não quer dizer “comer por dois!”.

Um ganho de peso exagerado aumenta as chances de sua gestação desenvolver complicações para você e seu bebê até durante o parto. Portanto, procure ganhar em torno de 1 a 1,5 quilo por mês.

Faça refeições balanceadas ricas em nutrientes, como cálcio, vitaminas, ferro, magnésio, iodo e zinco. Beba muito líquido, de preferência água.

Cuidados também para a mamãe que enjoa muito e chega a vomitar. Perda de peso é tão perigoso quanto exagerado ganho.

Nos dois casos, procure sempre seu médico para pedir orientações.

4 comentários:

Anabela disse...

Oi querida mamã!
Há uma expressão, não sei se conhecenhes , que é "ter o rei na barriga"...essa expressão me faz sempre lembrar a felicidade da gravidez. Tens um reizinho/rainhazinha na barriga crescendo e se desenvolvendo...meu Deus, maior benção do Mundo!
Querida, parece que estás preocupada com a comida, não estás conseguindo controlar. Fala com o médico, mas tenta comer muita fruta, iogurtes, verduras, evita os hidratos. E claro, caminhar ajuda bastante.
Te distrais, queimas algumas calorias e o bébé agradece o passeio!
Obrigada pela força com a minha Becky!
Beijo de carinho e boa gestação, curtindo cada momento!

Emmerick disse...

Que gracinha, é emocionante ouvir o coraçãozinho batendo né Alê, faço idéia do quanto não se emocionou, afinal é uma emoção única, a primeira vez que ouvi me debulhei em lágrimas, sou manteiga derretida, você sabe.
Amiga tenho orado por vocês todos os dias, será uma gestação tranquila, abençoada, e esse nenenzinho virá com muita saúde, para alegrar ainda mais o nosso viver. Não fique tão preocupada com sua alimentação, tente fazer como a Anabella disse frutas, legumes, verduras, iogurtes, mas não fique ansiosa isso ajuda ainda mais a devorarmos tudo, um grande beijo!

Drika disse...

Ai que lindo! Amei ler o seu post. Não vejo a hora de ser mãe!
Bjks

Emmerick disse...

Alessandra!!! Ficou lindo o seu cantinho, lindo mesmo!
Amiga não se preocupe, não é nada que eu não possa suportar, afinal Deus não dá um fardo maior dos que possamos carregar, não é mesmo?
De nada adianta falar, não irá solucionar o problema, irá mexer ainda mais na ferida, por isso vamos deixar como está.
Eu não quero lhe ver preocupada, somente com o barrigão e esse nenezinho cheirosinho da titia.
Beijos amiga e tenha uma excelente quinta-feira.

VISITANTES

Visualizações de páginas da semana passada